dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Bovinos Leiteiros      
Antiparasitários: uso racional gera economia na pecuária
Maximização do tempo de vida útil de inseticidas seleciona menos insetos resistentes e reduz manipulação de substâncias tóxicas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
08/06/2010

Situadas em quatro propriedades leiteiras da área de abrangência da cooperativa Sete Lagoas, a 70 quilômetros de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, unidades observacionais comprovam a viabilidade do uso racional de antiparasitários para reduzir o número de tratamentos e variações de drogas utilizadas nos rebanhos. A maximização do tempo de vida útil desses inseticidas seleciona menos insetos resistentes, diminui a manipulação de substâncias tóxicas e gera grande economia para todos os integrantes do setor produtivo.

Professor titular da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Romário Cerqueira Leite explica que a linha de pesquisas compreende ainda outros dois sub-projetos, dedicados ao efeito das perdas naturais da adubação nitrogenada das pastagens no controle de parasitas, bem como à eficácia dos equipamentos utilizados em campo. Conduzidos também nos municípios mineiros de Coronel Pacheco e Igarapé, os experimentos avaliam a atuação da amônia restante da fertilização na eliminação dos parasitas que caem no solo e norteiam o protocolo de utilização do maquinário rural.

— Estamos adubando em sistema rotacionado intensivo com grande carga animal. Após a retirada do animal para troca de piquete diária, no momento em que a umidade relativa está alta se faz o processo. Esse piquete ficará em descanso durante o ciclo normal do capim, de 27 a 35 dias. Então, ocorre a perda natural de ureia através do gás de amônia. Tentamos aproveitar para eliminar os carrapatos e fazer a limpeza do pasto. As informações apuradas com a pesquisa acerca do manejo das máquinas devem resultar em dados a serem disponibilizados pelo sistema de extensão rural — diz ele.

De acordo com o parasitologista, a ineficiência do sistema atual se deve à carência de políticas públicas voltadas para a atividade. Campanhas para orientar o combate, manipulação adequada e testes prévios para verificar a efetividade dos produtos químicos estão entre as principais recomendações do professor aos criadores.

— O maior benefício é a utilização correta da tecnologia disponível. Nós estamos produzindo novas técnicas que se perdem pelo mau uso. A racionalização dessas drogas são benéficas para todos os integrantes da cadeia produtiva. A indústria lucra porque não precisa investir tanto na produção de novas drogas. O produtor otimiza as aplicações por períodos mais prolongados. O meio ambiente ganha por não receber resíduos extraordinários. O consumidor tem acesso a produtos de boa qualidade e os animais ficam menos expostos a elementos tóxicos — conclui.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada